22

jun

Os papéis gerenciais – Henry Mintzberg

Postado por Grupo A

No seu dia a dia como gestor você provavelmente exerce diferentes papéis e atividades, além de liderar sua equipe. Você pode se deparar com a necessidade de negociar diretamente um contrato com um grande cliente, resolver problemas de relacionamento entre colaboradores, realizar apresentações em público, representar seu departamento nas reuniões de diretoria, ou ainda aprovar uma solicitação para um novo sistema de TI.

Henry Mintzberg, em seus estudos publicados no livro “Mintzberg on Management: Inside ou Strange World of Organizations” (1989), categorizou os 10 diferentes papéis do gestor. Confira de que forma você pode se desenvolver em cada uma dessas funções:

  1. Símbolo: Você é fonte de inspiração e referência para a sua equipe. Para melhorar nesse quesito comece trabalhando a sua imagem, comportamento e reputação com a equipe. Cultive a sua humildade e empatia, e seja sempre um exemplo a ser seguido no trabalho.
  2. Líder: A liderança, provavelmente, é o papel mais trabalhoso de ser desenvolvido. Um fator que pode lhe dar um bom diferencial é tentar desenvolver a sua capacidade de gestão de pessoas e, principalmente, a sua inteligência emocional.
  3. Elemento de Ligação: Nesse papel é importante o desenvolvimento da sua capacidade de relacionamento e networking. Muitas vezes você será o responsável pelo intercâmbio de pessoas e informações para ambiente externo na organização e também pela comunicação entre os departamentos da empresa.
  4. Coletor: O coletor deve estar constantemente preocupado em absorver informações internas e externas (do mercado), e ter a capacidade de transforma-las em desenvolvimento para a empresa. Para desenvolver essa característica é importante estar sempre atento às mudanças do mercado, aprender como obter e processar rapidamente informações, e se preparar para aguentar a sobrecarga de dados.
  5. Disseminador: Como responsável por disseminar informações, você deve trabalhar na sua capacidade de comunicação. Cursos de oratória, melhorar as suas habilidades da escrita e a sua capacidade de síntese são fatores que o auxiliam neste desenvolvimento.
  6. Porta-Voz: Para representar a sua organização e o seu departamento é indicado que, primeiramente, você domine o assunto sobre o qual irá apresentar. Aprender técnicas de apresentação e dominar os recursos e as tecnologias audiovisuais são fatores que podem fazer a diferença neste papel.
  7. Empreendedor: Você deve ser um agente de mudanças na organização. Para isso você deve desenvolver suas características em resolução de problemas e, principalmente, a sua criatividade e a capacidade de criar ideias inovadoras, que causem impacto organização.
  8. Solucionador de Problemas: Nessa função, você deverá desenvolver principalmente a capacidade de resolução de conflitos e aprender a gerenciar a emoção da sua equipe.
  9. Alocador de Recursos: Para melhorar sua capacidade de alocação de recursos, você deve desenvolver sua capacidade analítica para aprender como gerenciar de forma mais eficiente o seu orçamento, como cortar custos, como investir, etc.
  10. Negociador: Para melhorar sua negociação, você deve investir na sua capacidade de comunicação e aprender mais sobre relação ganha-ganha e poder de argumentação.

 

Você pode usar os papéis gerenciais de Mintzberg para se desenvolver naquelas funções que julga mais importante na sua posição como gestor.

Mas lembre-se, você provavelmente não irá conseguir desenvolver todas as características dos 10 papéis. Busque sempre dar prioridade para o desenvolvimento daquelas funções que são vitais para o seu cargo, mas das quais que você ainda não tem o domínio.

Leia o texto original e completo em: http://www.mindtools.com/pages/article/management-roles.htm

Postado na categoria Clipping

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será divulgado.